Uma das atividades
instruídas no seminário formativo, realizado na UTFPR junto a todos os
bolsistas do PIBID matemática do Câmpus Pato Branco, foi a de realizar uma
espécie de diário de bordo, ideia proposta pela Prof.ª Dr. Janecler A. Amorin
Colombo especialista na área de educação Matemática.
Tal
atividade é aplicada com todos os alunos participantes do projeto seja no
reforço ou preparação para a OBMEP. Para tal, os alunos devem escrever em uma
das folhas do diário aquilo que foi visto em sala de aula, mas com uma posição
crítica sobre seu conhecimento aprendido, citando as dificuldades que foram
sanadas, exemplos de atividades que antes não sabiam e a partir daquele momento
conseguiram entender, curiosidades até então desconhecidas, enfim, mostrar
aquilo que viu, aprendeu, gostou, não gostou, etc.
O objetivo de tal
atividade é de acompanhar o crescimento e amadurecimento do conhecimento dos
alunos ao passo em que ele vai participando do projeto, além é claro de ter em
mãos mais uma forma de avaliar de forma diagnóstica e contínua o aprendizado
desses alunos, uma vez que, o professor constate que algum aluno não entendeu a
matéria e escreveu isso no diário, e não disse isso durante a aula, se tem a
oportunidade de auxiliar esse aluno em sua dúvida específica ou abrir
discussões com toda a turma sobre o devido tema e assim tentar, abranger o
máximo de esclarecimentos possíveis.
Ainda, o aluno, ao se
colocar na posição de relator do próprio aprendizado, deve, mesmo que tenha
dificuldade na expressão escrita, pensar sobre a aula, pensar sobre o
aprendizado, pensar sobre as dificuldades. Este pensar já é o caminho para a
revisão dos conteúdos individual, estudo autônomo, tão necessário aos alunos da
atualidade.
Nas páginas dos diários
mostradas abaixo, é possível verificar que no começo os alunos são tímidos com
relação à escrita como citado, mas com o tempo começam a expressar melhor suas
ideias através de sugestões colocadas pela Profª. Drª. Janecler.
Tal experiência deixa
clara a necessidade da interdisciplinaridade nesse caso da matemática com a
prática de escrever. Uma vez constatada tal carência, é possível obter mais
recursos para poder auxiliar esses alunos nos conteúdos em que eventualmente
possam ter ficado pouco claro.
Além disso, os textos
escritos pelos alunos, acompanhados dos exemplos das atividades matemáticas e
depoimentos, proporcionam ao professor um caminho que pode direcionar suas
aulas, aproximando mais o objetivo do professor aos objetivos dos alunos.
Figura 1: diário 2 (02/07)
Figura 2: diário 3 (02/07)
Figura 3: diário 2 (18/06)
Esta
foi mais uma atividade agregada de forma positiva em minha experiência para ser
aplicada futuramente em salas de aula regulares, devido ao seu excelente recurso
avaliativo de sondagem.
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